Blog

A Psicanálise do Olhar

Tive a sorte, há já 10 anos atrás, de ser professor de Liliane Camargos. Professor substituto, ainda muito inexperiente. Eis que essa aluna me impõe uma tarefa: “professor, não posso enxergar direito o que você escreve no quadro. Me diga aí o que o você está fazendo”. Eu, que gosto tanto de escrever no quadro, de fazer esquemas… como traduzir isso? Pois, tive que aprender a ver diferente. Aprender a olhar com outros olhos.

Passou o tempo, Liliane escreveu essa pérola em forma de dissertação de mestrado, na UFMG. Tive a honra de escrever o prefácio desse texto que sai hoje em formato digital.

O leitor interessado na psicanálise do olhar, a pulsão escópica, o ver e o ser visto, tem aqui uma obra de referência. Como disse no prefácio, sinto que a teoria psicanalítica se moveu aqui. Desses movimentos teóricos onde a crítica ao texto é a um só tempo desconstrução e renovação. Algo raro e precioso. Se Liliane me ensinou a pensar no olhar diferente na prática, nesse livro, ela dá uma aula sobre como pensá-lo a partir da psicanálise.

O livro está à venda, em formato digital, na Amazon, com preço muito acessível. Confiram e divulguem esse trabalho. Merece mesmo.

Se você quer o livro impresso, ele está à venda na Livraria da Travessa.